ATAD #1 Conceito Geral


            Também denominada de anatomia regional, anatomia aplicada ou anatomia médico-cirúrgica, a anatomia topográfica é o estudo das relações gerais dos órgãos que constituem cada região do corpo dos vertebrados. Onde estuda-se a situação e as relações das partes dos sistemas orgânicos que aí se encontram. O qual é feito de ordem aplicada, pois ao conhecermos o conjunto das formações anatômicas de cada região, pode-se estabelecer as relações da anatomia topográfica com a patologia e a clínica.
            Oferece subsídios ao médico veterinário para estudar os métodos de exame clínico e pesquisar os sintomas que levam a um diagnóstico e prognóstico da doença (semiologia), bem como na prática de uma intervenção cirúrgica. Dessa forma, não fornece apenas informações puramente topográfica, mas qualquer dado anatômico aplicado na prática da medicina veterinária.
                  Distingue-se nesse estudo as seguintes partes: holotopia, sintopia, esqueletopia, idiotopia e histiotopia.

Holotopia
É a relação de cada órgão para com o corpo todo.
Auxilia ao médico veterinário localizar os órgãos que estão fora de sua posição anatomotopográfica.
Exemplo: O coração localiza-se na cavidade torácica, no mediastino médio.
Deslocamento esquerdo do abomaso em vaca: Esse problema pode ocorrer comumente em gado leiteiro, durante o primeiro mês pós-parto e menos frequentemente em outra época ou em outros tipos de gado. O abomaso cheio de gás, move-se à esquerda e dorsalmente no abdome. Desloca o rúmen parcialmente cheio, em direção medial e distorce a posição normal e a orientação do retículo, do omaso e do rúmen cranial.
Vólvulo direito do abomaso em um touro: Esse problema ocorre em gado de várias idades. O eixo longo do abomaso faz rotação dorsal e caudal, movendo a curvatura maior do abomaso em sentido anti-horário e em direção a pelve. Essa configuração anormal desloca o fígado medialmente e delineia o antro pilórico e o duodeno ao redor da face cranial do omaso.




Sintopia
É a relação de cada órgão ou estrutura anatômica com seus vizinhos imediatos.
Contribui para estabelecer diagnóstico diferencial em determinadas enfermidades, bem como auxiliar o médico veterinário na prática da clínica e cirurgia.
Exemplo: O cerebelo se encontra caudalmente ao cérebro.




Esqueletopia
É a relação especial de cada órgão ou estrutura anatômica com o esqueleto.
Auxilia o médico veterinário durante os exames clínicos e procedimentos cirúrgicos.
Exemplo: Os Pulmões se encontram ventralmente às vertebras torácicas.




Idiotopia
Define a forma de um órgão. É a relação entre partes diversas de um mesmo órgão.
Exemplo: O coração apresenta forma de segmento de cone achatado laterolateralmente e apresenta base, ápice, dois bordos e duas faces.




Histiotopia
É a relação recíproca dos vários tecidos componentes de um mesmo órgão.
É a estratigrafia aplicada a uma víscera oca ou um órgão.  Estratigrafia é a construção do corpo em camadas.

5 comentários: